ORDEM DE SANTA EULÁLIA
MUI ANTIGA E NOBRE ORDEM DINÁSTICA DE SANTA EULÁLIA DE FORNOS
SÍTIO OFICIAL DA
ESTATUTOS

HÁBITO | INSÍGNIAS | CONDECORAÇÕES | UNIDADE MONETÁRIA |
REGRAS PARA O USO DE INSÍGNIAS E CONDECORAÇÕES
As regras para o uso de Insígnias e Condecorações compreendem três grupos distintos e referem-se aos três tipos de vestuário: hábito, traje de gala e traje de passeio.
COM O HÁBITO | COM TRAJE DE GALA | COM TRAJE DE PASSEIO |
Entende-se por traje de passeio, o traje formal, isto é, o fato completo. Está excluído o fato informal, como por exemplo, o blazer ou, o equivalente para senhoras.
No traje civil de passeio usam-se as rosetas ou na botoeira do lado esquerdo dos casacos ou no vestido no caso das senhoras. Não é permitido usar mais de uma roseta.
As rosetas diferem quanto ao Grau de Dignidade: a) As Damas e os Cavaleiros, usam uma roseta, de 8 mm de diâmetro, em vermelho e branco; b) os Oficiais usam a mesma roseta, de 8 mm de diâmetro, sobre uma fita de vermelho com a largura da roseta e 16 mm de comprimento; c) os Comendadores usam a mesma roseta, de 8 mm de diâmetro, sobre duas fitas com a largura da roseta, sendo a superior de vermelho com 16 mm de comprimento e a inferior de branco com 24 mm de comprimento; d) os Grandes-Oficiais usam a mesma roseta, de 8 mm de diâmetro, carregada de uma cruz em aspa, de prata, sobre três fitas com a largura da roseta, sendo a superior de vermelho com 16 mm de comprimento, a do meio de branco com 24 mm de comprimento, e a inferior também de vermelho com 32 mm de comprimento; e) os Grã-Cruzes usam a mesma roseta, de 8 mm de diâmetro, carregada de uma cruz em aspa, de ouro, sobre quatro fitas com a largura da roseta, sendo a superior de vermelho com 16 mm de comprimento, a segunda de branco com 24 mm de comprimento, a terceira de vermelho com 32 mm de comprimento, e a última de branco com 40 mm de comprimento.
Com os sobretudos ou gabardinas e outros abrigos, não devem ser usadas quaisquer insígnias, dado que os mesmos se destinam a ser usados ao ar livre e depositados, quando no interior, em bengaleiros. Tratando-se porém, de cerimónias ao ar livre, para as quais seja necessário usar sobretudo, é defensável que se possam usar as respectivas rosetas na botoeira da lapela, do lado esquerdo.
